Esparguete picante com sardinha (de conserva)

Esta massa é muito apetitosa e cheia de sabor! Faz-se enquanto o diabo esfrega o olho e aposto que não vai desiludir.
Inspirei-me no esparguete à Putanesca e adaptei-a, aproveitando umas latas de sardinhas que tinha por casa. Em miúda não apreciava, de todo, sardinhas em lata, mas agora percebo o que andava a perder. E por falar em sardinhas em lata, um dia destes os meus olhos levaram com uma explosão de cor, ao deparar-me com o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, a loja de sardinhas que existe no Aeroporto de Lisboa. Pelos vistos também existe uma loja no Rossio e é igualmente colorida! Mais uma na onda de aproveitar aquilo que é tipicamente português. A verdade é que eu, como portuguesa, não compro mais sardinhas pelo facto de a loja existir, mas é também verdade que não deve haver turista que passe em frente à loja cuja curiosidade não seja despertada... e pode ser que leve  mais um bocadinho de Portugal consigo na mala :)
Esparguete picante com sardinha (enlatada)


Ingredientes (para 4 pessoas)
2 latas de sardinhas (não picantes)
1 chávena de chá (mal cheia) de azeitonas pretas sem caroço
3 dentes de alho laminados
1 colher de sopa de alcaparras
1 lata pequena de tomate pelado (400 g)
2 colheres de sopa de salsa picada
Azeite qb
400 gramas de esparguete picante (usei a da Milaneza)
Decoração (opcional mas recomendado)
1 pão bijou (ou quantidade equivalente de outro pão)
Azeite qb
Lascas de queijo parmesão
Vai dar jeito
Processador (não obrigatório)

Preparação
Começar por preparar o granulado de pão. Basta picar o pão num processador (ou com a faca), colocar um fio de azeite numa frigideira antiaderente e adicionar o pão. Envolver e levar ao lume até dourar, mexendo com alguma frequência.
Num tacho grande, colocar água suficiente para a massa poder nadar à vontade e levar ao lume até levantar fervura (sem colocar a massa). Assim que levante fervura, adicionar a massa e temperar com sal.
Assim que se colocar a massa a cozer, numa frigideira, colocar um fio de azeite e os dentes de alho laminados. Levar ao lume, até dourar, sem queimar.
Ao alho dourado, adicionar as sardinhas cortadas em pedaços, as alcaparras e as azeitonas e deixar saltear cerca de 2 a 3 minutos.
Adicionar o tomate pelado meio desfeito (eu esmago mesmo com a mão), mexer e tapar durante os minutos que faltam para a massa ficar pronta.
Quando faltar cerca de 2 minutos para o tempo de cozedura da massa, retirar 2 ou 3 colheres de sopa da água de cozedura da massa e adicionar ao molho de tomate. Acrescentar ainda as 2 colheres de salsa picada, mexer e deixar ferver mais 2 minutos.
Escorrer a massa e juntá-la ao molho de tomate, fervendo mais 1 minuto.
Servir de imediato, polvilhada com o granulado de pão frito e as lascas de queijo parmesão.

Dicas
Nestas receitas rápidas, preparo as coisas todas em primeiro lugar. Os tempos de cozedura são tão pequenos, que dá imenso jeito já ter tudo pronto a entrar em ação.
Vejo sempre o tempo de cozedura da massa na embalagem. Neste caso eram 9 minutos, davam para fazer o resto da receita, mesmo a tempo de finalizar de cozer a massa no molho.
Cozo a massa com muita água temperada com sal. Cozendo a massa em bastante água, não é necessário adicionar qualquer gordura.

Download da receita em PDF

Comentários