Stromboli com tomate seco, azeitonas e outras coisas (passo-a-passo)

O stromboli é basicamente uma pizza que se enrola como se fosse uma torta. Os recheios podem ser variadíssimos e a preparação pode ser bem rápida.
É uma excelente opção para um lanche, uma entrada, um piquenique ou mesmo um jantar, acompanhado de uma salada.
Eu fiz a versão rápida, comprei a massa de pizza já feita e um molho pesto com tomate também já feito... a ocasião pedia uma solução rápida, por isso, desta vez foi assim. A versão longa implica fazer a massa de pão e o molho de tomate de raíz. Partilho a receita da massa, assim que publicar a receita de pizza que costumo fazer. Nas dicas desta receita, deixo um molho de tomate que se faz bem rápido.
Stromboli... tudo soa melhor em italiano :)

Ingredientes (para 3 a 4 pessoas)
1 base massa pizza retangular
4 ou 5 colheres de sopa de molho de tomate
200 g de charcutaria fatiada finamente (usei lombo assado)
250 g de mozzarela fresco cortado em cubos (ou 200 g de mozzarela ralado)
5 ou 6 tomates secos cortados em pedados
azeitonas pretas sem caroço cortada aos pedaços/rodelas
pimenta
orégãos

Dicas
O molho de tomate pode ser feito no momento e de forma bem rápida. Basta colocar um fio de azeite num tacho e um dente de alho picado finamente. Assim que começar a estalar, adicionar 2 colheres de sopa de vinho e deixar reduzir. Adicionar umas 6 ou 7 colheres de sopa de polpa de tomate e temperar com sal, pimenta e orégãos. Deixar ferver uns minutos e já está. Por vezes, passo a varinha, para fazer desaparecer o alho e emulsionar bem o molho. Idealmente, deixar arrefecer um pouco antes de o espalhar em cima da massa.

Preparação passo-a-passo



















Comentários