Macarrão com bacalhau e pimentos

Ao domingo à noite é raríssimo jantar. Um chá e umas bolachitas, um sumo e uma tosta mista, sempre assim algo simples e rápido. Este domingo foi uma exceção, precisava de algo para levar para o trabalho no dia seguinte e decidi fazer uma massa. 
Era para ser com ameijoas, e acabou por sair um macarrão de bacalhau que será alvo de repetição. Ainda estou para descobrir o que é que não dá para fazer com bacalhau.
Garanto-vos que se convidarem alguém para jantar e lhe apresentarem este prato, vão fazer um brilharete :)
Macarrão de bacalhau e pimentos
Ingredientes (para 6 a 7 pessoas)
750 g de bacalhau demolhado e desfiado
500 g de macarrão
1 pimento vermelho
1 pimento amarelo
2 tomates maduros
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 pacote de natas
150 g de queijo mozzarela ralado
meio copo de vinho branco
1 cebola grande
2 dentes de alho
azeite
sal
pimenta

Preparação
Picar os dentes de alho. Cortar a cebola em meias luas, os pimentos em tiras e os tomates em cubos (depois de os pelar). 
Colocar um tacho ao lume com água suficiente para cozer a massa e ligar o forno a 220 graus.
Noutro tacho, colocar a cebola e os dentes de alho e deixar estalar no azeite. Adicionar o vinho e deixar evaporar uns 2 minutos. Adicionar o tomate em cubos e deixar refogar mais 2 minutos.
Assim que a água estiver a ferver, temperar com sal e colocar a massa a cozer.
Adicionar os pimentos e a polpa de tomate ao refogado de tomate e cebola e deixar refogar cerca de 2 minutos. Acrescentar o bacalhau, temperar com sal e pimenta e deixar apurar por cerca de 5 minutos (acrescentar meio copo de água quente para fazer mais molho).
Por fim, adicionar o pacote de natas e deixar levantar fervura. Juntar o preparado de pimentos e bacalhau à massa cozida e escorrida, colocar num recipiente que possa ir ao forno, colocar o queijo ralado por cima e levar a gratinar cerca de 20 minutos (ou até que fique dourado).

Dicas
Usei natas light.
Utilizei bacalhau congelado e, depois de o adicionar ao refogado de pimentos, retirei do tacho e desfiei em pedaços mais pequenos.
É possível fazer esta receita, substituindo o bacalhau por mariscos variados. Um destes dias, experimento.
Se tivesse salsa fresca, teria picado e adicionado no final, mesmo antes de levar ao forno.

Receita que improvisei num domingo a noite.

Download da receita em PDF




Comentários

  1. Engraçado, nós cá por casa também nos contentamos com chá e torradas ao domingo à noite ! Adoro esse tipo de prato com massas, e para aproveitar sobras é um mimo :) já respondi à sua dúvida que deixou no blog ! beijonhos e boa semana !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e pela resposta :) Tenho uma verdadeira coleção de massas no armário! Há sempre coisas simples e rápidas que acabam por ser bem reconfortantes. Esta estava um mimo, mesmo :) Beijinhos e boa semana

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!