Trouxas de alheira

Esta entrada estaladiça faz sempre as delícias dos comensais. Tem um aspecto  sofisticado e na realidade têm grau de dificuldade igual a zero.
Já perdi a conta a quantas vezes fiz estes folhadinhos. Estas que aqui vos deixo deram início a um belo almoço de Domingo, partilhado com os vizinhos da casa ao lado. Um casal em que ambos têm perto de 80 anos e apreciam tanto a vida e as pequenas coisas simples e boas que cada dia nos traz. São um modelo a seguir, claramente.
Chamei-lhes Trouxas de alheira, pois o formato assim o pede. O nome mais castiço que já lhe chamaram foi num jantar lá em casa! Rebuçados de alheira :) Giro, não?
Experimentem e não se arrependerão, estão prometidos muitos huuumms e alguns sorrisos!
Trouxas de alheira
Trouxas de alheira
Trouxas de alheira
Ingredientes (para cerca de 27 trouxas)
2 alheiras
1 embalagem de massa filo
manteiga qb
água qb

Preparação
Começar por preparar a massa filo, iniciando por desenrolar as folhas. Preparar um tabuleiro de ir ao forno, revestindo-o com uma folha de papel vegetal. Ligar o forno a 200 graus.
Derreter um pouco de manteiga no microondas. Geralmente vou derretendo a manteiga à medida que vou preparando as trouxas (cerca de uma colher de sopa bem cheia de cada vez).
Preparar as alheiras, retirando-lhes a pele e dividindo-as em pequenas porções.
Numa superfície plana, estender a primeira folha de massa filo. Pincelar com a manteiga derretida e sobrepor  mais uma folha de massa filo. Voltar a pincelar com manteiga e sobrepor a terceira folha de massa filo.
Com uma faca, cortar a massa filo (preparada com as 3 folhas) em 9 rectângulos de tamanho aproximadamente igual. Colocar uma porção de alheira em cada rectângulo de massa e fechar formando uma trouxa (como na fotografia). Para ajudar a fechar, molhar levemente com água a extremidade da massa que fica por cima, como se fosse um pouco de cola.
Repetir os passos acima até esgotar a massa filo. Tendo em conta que a embalagem que comprei trazia 10 folhas, fiz 3 porções de massa e daí saíram 27 trouxas.
Colocar as trouxas no tabuleiro e levar ao forno até ficarem bem douradas. Verificar na embalagem o tempo de cozedura.
Retirar do forno e servir de imediato. Ficam excelentes bem quentinhas.
Podem adicionar outros ingredientes que gostem. Um destes dias, vou experimentar colocar uma cama de grelos salteados e possivelmente fazer uma versão em formato maior.

Dicas
Inicialmente costumava saltear a alheira, antes de fazer as trouxas, mas na realidade não é necessário, dado que tudo o que faz parte da alheira já é cozinhado e o tempo de forno é perfeitamente suficiente para ficar no ponto.
Quando compro as alheiras no supermercado, opto sempre pela marca Terras do Vento Leste (de caça ou mesmo as normais). São carregadinhas de carne e bem condimentadas. Por vezes, compro as do talho perto de casa, que também são muito saborosas.
Usei massa filo da marca Pingo Doce, que passaram a ter recentemente. Foi a primeira vez que usei e ficou aprovadíssima.

Receita que improvisei. Na realidade é quase uma não receita, de tão fácil que é.

Download da receita em PDF


Comentários