Pão-de-ló à laia de Ovar

A receita original garantidamente estará fechada a 7 chaves, mas esta versão não deixa ninguém ficar com saudades do verdadeiro.
Cá por casa, geralmente um pão-de-ló destes não passa da sobremesa. É verdade que não fica muito grande e é verdade também que fica tão húmido e fofo que ninguém resiste a tirar mais um pedacinho.
Leva uma quantidade de gemas significativa, por essa razão não convém abusar muito, mas "uma vez não são vezes" e na época das festas há sempre uma desculpa para exagerar um pouco. Só assim se consegue o creme de ovos que mais parece ovos moles.
Parece-me que fica muito bem na mesa de Páscoa, não acham?
Pão-de-ló à laia de Ovar

Pão-de-ló à laia de Ovar
Pão-de-ló à laia de Ovar

Pão-de-ló à laia de Ovar

Ingredientes
3 ovos
9 gemas
150 g de açúcar
75 g de farinha com fermento

Preparação
Forrar uma forma de aro com fundo amovível (22 cm) com papel próprio para pão-de-ló. Ligar o forno a 175 graus.
Bater os ovos, as gemas e o açúcar com uma batedeira durante cerca de 15 minutos, até que triplique o volume e adquira uma cor esbranquiçada.
Envolver cuidadosamente a farinha previamente peneirada, garantindo que fica totalmente dissolvida, mas nunca batendo. Não se pode perder o ar formado ao bater os ovos com o açúcar.
Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 30 minutos.
Ao fim dos 30 minutos, retirar do forno e deixar arrefecer. Desenformar e ter a coragem de esperar umas horas para o degustar.

Dicas
Este pão-de-ló que está na fotografia cozeu durante 35 minutos. Ao cozer 30 minutos, garante-se que fica com uma camada de creme mais alta. Se ainda preferirem mais cremoso, podem cozer 25 minutos. 
Este pão-de-ló deve repousar umas 4 horas antes de abrir. Eu costumo fazê-lo mesmo de um dia para o outro, Se não repousar, o creme de ovos terá uma consistência de espuma, em vez de cremosa.
O papel que utilizo é próprio para cozer pão-de-ló e encontra-se em lojas especializadas em artigos de pastelaria. Também podem usar papel vegetal, sempre sem o untar. Cortei o papel num formato quase quadrado e ajustei à forma redonda, fazendo algumas pregas.
A meio da cozedura, cobri o pão-de-ló com uma folha de alumínio, removendo-a nos 5 minutos finais.

Receita do site Gastronomias, onde constam muitas receitas tradicionais excelentes.

Download da receita em PDF


Comentários