Pão-de-ló low cost

No dia em que fiz os Cupcakes de chocolate e merengue sobraram-me 3 gemas, dado que o merengue foi preparado com 3 claras. Pensei com os meus botões "o que vou fazer com estas gemas?". Optei por aproveitar para improvisar um pão-de-ló e não saiu nada mal.
É um pão-de-ló com menos gemas que o tradicional, mas fica bem fofo e nada seco. Para ajudar à festa, tem grau de dificuldade igual a zero.
O meu mini-sobrinho não costuma comer doces (tem apenas 17 meses), mas no Natal provou pão-de-ló e desde essa altura andava a pedir "qué ló", o que quer dizer "quero pão-de-ló" na língua dos mini-sobrinhos. Fez um festim, quando lhe apareci com este bolinho. Sorrisos impagáveis estes. Os mais valiosos do mundo.
Pão-de-ló low cost
Pão-de-ló low cost
Ingredientes
6 ovos
3 gemas
200 g de açúcar
150 g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
raspa de limão

Preparação
Forrar uma forma de chaminé com papel próprio para cozer pão-de-ló e ligar o forno a 180 graus.
Bater as 200 g de açúcar com os 6 ovos, as 3 gemas e a raspa de limão até triplicar o volume e ficar com uma cor esbranquiçada. Geralmente fica no ponto ao fim de 15 minutos na batedeira.
Envolver a farinha e o fermento previamente peneirados. A farinha deve ser envolvida sem bater, por forma a manter a massa muito leve e não perdendo o ar criado ao bater os ovos com o açúcar.
Levar ao forno cerca de 25 a 30 minutos, até que o teste do palito diga que está pronto.
Retirar do forno e da forma e deixar arrefecer antes de o devorar.

Dicas
Geralmente utilizo papel próprio para cozer pão-de-ló. Encontrarão nas lojas especializadas em artigos de pastelaria, ou mesmo nas padarias/pastelarias onde são clientes, se pedirem com jeitinho, pode ser que vos cedam duas folhitas. À falta deste papel, também é possível fazer o pão-de-ló com papel vegetal.
Utilizo uma forma de alumínio com chaminé, mas um dia compro uma de barro.

Receita que improvisei com umas gemas que tinha a sobrar e não queria desperdiçar.

Download da receita em PDF


Comentários